Junho – É um mês cujo nome tem origens misteriosas. Há quem diga que o nome é uma homenagem à deusa Juno (ou IUNO, em latim) que é a equivalente grega à Hera, a deusa das deusas. Porém, o fundador da República Romana, Lucius Junius Brutos é reportado como uma das possíveis origens para este nome – e cá pra nós, muito provável que tenha sido uma mistura de ambos.

Se hoje junho marca a metade do ano, no calendário romano ele era o quarto mês – já que no calendário antigo, o ano começava em março. Foi com o imperador Júlio César (Século I a.C) que o ano iniciou em janeiro! Se no Norte, junho marca o início do verão, por aqui anda há um friozinho gostoso do inverno em direção ao outono. Mas o mais importante: as festas juninas homenageando os santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro fazem o maior sucesso e animam as noites brasileiras, principalmente no Nordeste do país!

Por aqui um dos meses mais queridinhos do nosso país começa aqui no BLG um pouco tardio, mas com muitas novidades, entre elas, avançando sobre a nossa campanha de resgate de PDF completo de Monteiro Lobato! Isso mesmo. Uma promessa que era para abril, mas que ficou agora para o mês do São João! Além disso, diversos pedidos da comunidade (link logo abaixo) estão disponíveis para download!

Nosso homem de Junho não poderia ser outro: Euclides da Cunha. Para começar a falar dele, e ir além de Os Sertões, sua obra-prima, é preciso entender diversas pequenas coisas sobre ele. Ele nasceu no estado do Rio de Janeiro, em 1866, um período marcado pelo positivismo, cientificismo e por um universo de descobertas, algo que viria a se tornar mais presente na sociedade, e que acabou marcando de sobremaneira o estilo de Euclides se comunicar com seu público.

Euclides da Cunha (1866-1909). Um cientista com alma de escritor.

Há biógrafos que o tratam como um “polímata”, isto é, uma pessoa que é dada a diversos tipos de conhecimentos – e se dá bem em todos eles. E não por acaso: Euclides desejava ser cientista, chegando a se aprofundar em áreas complexas, como Física, Meteorologia e Sociologia. Este conhecimento e sua forma de lidar com as palavras, no entanto, acabaram fazendo com que seus planos mudassem, e hoje, Euclides é mais conhecido por sua obra literária que científica.

Euclides morreu epicamente como viveu. Ao ser traído por sua esposa, com um militar (campeão de tiro, segundo biógrafos), Euclides acaba assassinado por Dilermano de Assis, em 1909, seu algoz, no entanto, acaba sendo inocentado por legítima defesa, em um julgamento que se tornou, também, muito popular. Dilermano se torna também escritor, membro da Academia de Letras, e mata o filho de Euclides da Cunha, Euclides da Cunha filho. Uma vida digna de romance, não?

Gostaram das informações? Quais curiosidades vocês sabem sobre o tema?  Em junho nosso almanaque retorna com novos destaques e curiosidades. Aproveite para comentar como podemos enriquecer a sua experiência de leitura aqui no Baixe Livros! E não se esqueçam: esta é a nossa comunidade!

Siga para o download:

Nº de páginas: 215Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Rede E-Tec.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.OBS:.

Este livro está disponível via Kindle. Solicite aqui.

Quer ter acesso DIRETO a todos os links sem encurtador? Entre na Comunidade (agora gratuito)!

Todo mundo merece o prestígio da nossa comunidade.

Clique aqui e vem compartilhar conhecimento!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!

Este livro pertence à Fase Púrpura do BLG. Clique aqui e entenda.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.