Abril – das duias origens prováveis para o mês de abril no nosso calendário gregoriano, temos perspectivas diferentes para o mesmo fenômeno anual: a primavera. Nos contam os estudiosos que a palavra “abril” surge do termo latino Aprilis, que significa literalmente, “abrir”. Faz todo sentido porque no hemisfério norte (que adotou este nome, abril é o início da primavera, logo, quando as flores “abrem”.

Apru era o nome etrusco para este mês, e é daqui que vem a ligação com a Vênus/Afrodite dos gregos e romanos: é deste verbete que surge o verbo latino aperire, que mais tarde seria Aprilis – abril – e se torna também o mês denominado o mais primaveril, que, no calendário romano, era o segundo mês do ano!

Nos céus abril será muito importante: nos dias 15 a 28, teremos as líridas, chuva de meteoros cujo radiante se origina na constelação de Lira e é mais visível a quem está no hemisfério norte. Já aqui para o sul, a Pi Pupídeos é a chuva de meteoros que ocorre na mesma época, só que mais visível aos habitantes do sul!

Não podemos esquecer que no dia 5, será visível no hemisfério norte, um eclipse solar que irá diminuir até 22% do disco do astro rei. Os melhores lugares para visualizá-lo serão os Estados Unidos, Europa e Ártico! Que sorte a deles, não?

José Bento Monteiro Lobato foi o autor infantil de maior projeção nacional. Sua carreira, embora tenha se iniciado com o público adulto, se transformou com a chegada dos livros infantis ambientados no Sítio do Pica-Pau Amarelo, lugar imaginário cobiçado pelas crianças brasileiras ao longo do século XX. A obra lobatiana, mesmo a infantil é extensa e complexa, recheada das vivências do autor, suas experiências (e decepções) com o público adulto, e, principalmente, retrata parte dos seus valores como pessoa.

Monteiro Lobato (1882-1948) o patrono da literatura infantil nacional!

Tamanha a relevância de Lobato para a cultura literária brasileira, que seu aniversário, 18 de abril, é também o dia nacional do livro infantil! Neste dia, são celebrados os personagens do sítio: a paciente Dona Benta, a amorosa e trabalhadeira Tia Nastácia, o sábio de cartola, Visconde de Sabugosa, a irreverente Emília (Marquesa de Rabicó) e muitos outros, lobatianos e não-lobatianos, também.

Lobato também esteve envolvido em algumas polêmicas, entre elas, as supostas intenções eugenistas, e algumas falas consideradas, hoje, racistas pelos que se dedicam a “corrigir” anacronicamente a literatura nacional. Independente disto, Lobato possui no coração de muitos brasileiros e brasileiras, um espaço afetivo importante e determinante, e os valores, princípios e magia do Sítio do Pica-Pau Amarelo, até hoje, não encontrou concorrente no coração e no afeto nacional!

Gostaram das informações? Em março nosso almanaque retorna com novos destaques e curiosidades. Aproveite para comentar como podemos enriquecer a sua experiência de leitura aqui no Baixe Livros! E não se esqueçam: esta é a nossa comunidade!

Siga para o download:

Nº de páginas: 401Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Saraiva.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.OBS:..

Este livro está disponível via Kindle. Solicite aqui.

Quer ter acesso DIRETO a todos os links sem encurtador? Entre na Comunidade (agora gratuito)!

Todo mundo merece o prestígio da nossa comunidade.

Clique aqui e vem compartilhar conhecimento!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!

Este livro pertence à Fase Púrpura do BLG. Clique aqui e entenda.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.