O holocausto é, até hoje, lembrado como um dos mais negros períodos da história da humanidade. Ele é conhecido também como “Shoá”, nome concedido ao genocídio sistemático que, entre os anos de 1933 e 1945 exterminou nada menos de 6 milhões de judeus e minorias que viviam na Europa, especialmente na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O holocausto é até hoje uma fonte interminável de recortes históricos – poucos deles positivos.

Um recorte que é pouco comentado, mas que faz muito sentido observando o contexto contemporâneo da década de 1940, é o econômico e tecnológico. Finkelstein nos apresenta alguns dos mais macabros dados sobre o holocausto, sua instituição e a forma com que o Estado alemão se viu completamente cego às questões humanitárias, o que permitiu que uma atrocidade de nível mundial se perpetrasse em um período de tempo tão curto.

A verdade é que para os alemães, principalmente com o avanço da guerra, e com os recursos cada vez mais necessários se escasseando na medida em que o eixo encabeçado pelos Estados Unidos aumentava em poder, ter uma fonte de recursos era algo extremamente necessário. Assim que os judeus – comerciantes e pessoas conhecidas pela sua intimidade com a prosperidade – tiveram os seus bens materiais maiores, e em seguida, seus bens pessoais e íntimos, simplesmente arrancados.

O livro mostra como a IBM, empresa de computação que existe até os dias atuais, bem como outras empresas e pessoas influentes no mundo, conseguiram coadunar ideias para permitir um verdadeiro sistema de extermínio de seres humanos, em especial com o fim de obter mais recursos materiais e naturais, bem como eliminar os “inimigos” mais inofensivos do mundo. O livro é um verdadeiro documento que nos faz questionar a humanidade dos envolvidos nos eventos do holocausto.

Nº de páginas: 133Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Editora Record. Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.

Leitor premium? Siga direto!

Leia mais sobre este conteúdo ao tornar-se assinante hoje.

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!

Este livro pertence à fase azul do BLG. Clique aqui e entenda.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.