Andrew Solomon faz uso da sua experiência como repórter e como conhecedor da Psicologia para buscar traçar paralelos de compreensão entre o estilo de vida contemporâneo e a ocorrência de depressão – reconhecendo que esta não está, como outras doenças, associada apenas a modelos prontos, estabelecidos – neste ponto, o autor se torna referência e O Demônio do Meio Dia é uma obra que marca um reconhecimento profundo da urgência e da importância do tema para o autor.
O título faz referência a um aspecto interessante da depressão: ela não tem exatamente um modus operandi e sabe-se muito, porém nada definitivo, sobre suas causas, predisposições ou mesmo como compreender suas origens, já que cada pessoa possui um limiar próprio tanto para a resistência quanto para a manifestação de alguns sintomas, baseando-se principalmente na constatação de que a depressão é uma das doenças, ao mesmo tempo em que comuns, mais complexas de entender as origens.
O que o autor traz na obra, além da pertinente observação sobre a importância de se trabalhar e normalizar o tema, é a realidade. O texto funciona como um pequeno manual para pessoas com depressão e componentes da rede de apoio, para que se compreenda a dimensão do problema, seus desdobramentos e, desta forma, se torne possível uma contribuição válida para a proposição de tratamentos possíveis, algo que, inclusive, é também destacado e explicado em capítulo específico na obra.
Para o leitor, tanto àqueles que têm pessoas que sofrem com a depressão ou mesmo para quem atravessa o “mal do século”, a leitura desta obra funciona como uma espécie de âncora, que permite que o sujeito possa entender onde está e ao mesmo tempo apresenta possíveis rotas de fuga ou meios de ajuda para contribuir com a possível reversão ou simplesmente o controle dos casos de depressão mais generalizada – sem dúvidas um excelente documento para a vida de todos e para a construção de uma cultura de saúde mental e emocional.
| Nº de páginas: 635 | Tipo de Arquivo: .PDF. |
| Editora: Companhia das Letras. | Link para Download |
| Idioma da obra: Português. | Disponível para Kindle? Sim. |
| Adaptação para TV/Cinema: Não. |
Leitor premium? Siga direto!
Leia mais sobre este conteúdo ao tornar-se assinante hoje.
Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!
Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!
Quer mais agilidade? Peça via pix!
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!
Este livro pertence à fase azul do BLG. Clique aqui e entenda.
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.