A privatização – o ato de repassar à iniciativa privada, estabelecimentos ou empresas públicas – é uma das matérias mais desgastantes quando o assunto é política. Isto porque a eficiência e a praticidade da iniciativa privada se põem como opositoras às formas morosas e burocráticas associadas à atividade pública. Isto, para boa parte da população, é razão de queixa. Porém, mesmo os políticos mais experientes são cautelosos e tendem a dificultar o acesso à discussão em determinados contextos.
A obra de Rodrigo Constantino tem justamente a intenção de passar a limpo esta impressão. O autor nem de longe disfarça os malefícios, especialmente para o aparato de soberania, da privatização sem critérios, para o país, mas lembra pontos relevantes, como por exemplo, a privatização das “teles” ocorrida no Brasil no ano de 1998, sendo até então o maior caso de privatização no Brasil, iniciado anos antes, em 1995. Para se ter uma noção da importância deste exemplo, o Brasil como conhecemos, surge neste novo contexto, já que aumentou a competitividade entre as empresas, e consequentemente, a queda dos preços e a melhoria dos serviços.
Por outro lado, o autor demonstra lucidez ao mostrar que os modelos privatizados são uma alternativa que qualquer gestor não abre mão. Em seu primeiro capítulo, por exemplo, o autor assevera que mesmo as potências comunistas, como a China, não apenas não têm problemas com a privatização, como privatizar está na ordem do dia destas potências, quando existe algum objetivo estratégico – como uma grande reconstrução quando ocorrem catástrofes naturais – face a incapacidade de o Estado moderno se organizar em suas atividades empresariais.
Neste livro podemos ver que todas as coisas têm dois lados, e que as paixões não justificam nenhuma forma de apego, o que poderá não ser apenas prejudicial, mas uma demonstração de irresponsabilidade face os papeis que os Estados e seus líderes desempenham na vida dos seus concidadãos. O fim de paixões e a censura a comportamentos que podem emburrecer o sujeito, são parte dos elementos que consubstanciam a informação desta obra.
| Nº de páginas: 252 | Tipo de Arquivo: .PDF. |
| Editora: Leya | Link para Download |
| Idioma da obra: Português. | Disponível para Kindle? Sim. |
| Adaptação para TV/Cinema: Não. |
Este livro está disponível via Kindle. Solicite aqui.
Quer ter acesso DIRETO a todos os links sem encurtador? Entre na Comunidade!
Todo mundo merece o prestígio da nossa comunidade.
Clique aqui e vem compartilhar conhecimento!
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!
Este livro pertence à Fase Púrpura do BLG. Clique aqui e entenda.
Post atualizado em 04.12.2024 na lua crescente.
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.