No mundo, uma das mais importantes transformações relacionadas com a evolução do pensamento é a escola. Seu surgimento se perde na noite do tempo, sendo os relatos mais evidentes, remontando às culturas grega, romana, árabe, chinesa, entre outras, com estruturas que parecem mais ou menos com o modelo contemporâneo de educação, baseado, inicialmente em aspectos válidos para a sobrevivência e depois em questões culturais que são caras aos povos detentores daquele conhecimento.
Independente de como o leitor encara a escola, um fato é que o currículo elaborado deverá preparar os sujeitos para sobreviver, compreender seus processos sociais e respeitá-los e, principalmente, desenvolver um pensamento independente, capaz de lhes dotar de mais qualidade de vida e longevidade. Assim o foi até pelo menos o século XX, quando os currículos escolares eram pensados para o fortalecimento dos Estados e a preservação das suas tradições históricas e culturais.
Gatto, em seu texto, questiona como e por quê os currículos nacionais atualmente não têm disciplinas que, apesar de serem simples, são essenciais à sobrevivência das pessoas, como serviços domésticos, Filosofia e educação financeira. A resposta, implícita no título é a de que, efetivamente, atravessamos um período durante o qual os estadistas arquitetam um processo de “emburrecimento”, com o objetivo de acentuar as diferenças de classe e manipular as massas ao seu bel-prazer, enquanto usufruem dos recursos públicos em diversos e sofisticados esquemas cuja moeda de troca é o poder.
O livro é ao mesmo tempo positivo, porque põe o dedo na ferida dos sistemas educacionais, tomando como referência os EUA (nota: realmente os americanos às vezes surpreendem pela ignorância) mas que serve de provocação e alerta ao que observa-se dentro da nossa própria realidade aqui no Brasil, uma vez que os programas e agendas de emburrecimento têm como interesse a população do continente inteira, como uma única massa a serviço de forças políticas maiores.
| Nº de páginas: 131 | Tipo de Arquivo: .PDF. |
| Editora: Kírion | Link para Download |
| Idioma da obra: Português. | Disponível para Kindle? Sim. |
| Adaptação para TV/Cinema: Não. |
Leitor premium? Siga direto!
Leia mais sobre este conteúdo ao tornar-se assinante hoje.
Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!
Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!
Quer mais agilidade? Peça via pix!
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!
Este livro pertence à fase azul do BLG. Clique aqui e entenda.
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.