Existem temas que, de tempos em tempos, voltam para favorecer uma grave discussão acerca dos padrões elementais que fundamentam a sociedade contemporânea. Muitos destes temas, ainda que nos seja caro entender, são fundamentados em uma visão que não nos foi originalmente criada, mas legada de vários fenômenos sociais, como por exemplo, a escravidão. É o que nos mostram, com sua obra Geni Núñez em sua obra que, desde seu lançamento foi, sem sombra de dúvidas uma das mais solicitadas aqui no BLG.

O tema da monogamia é uma espécie de tabu (embora legal e socialmente seja a forma mais adequada de relacionamentos). Isto porque, mesmo com a sociedade e até mesmo as leis admoestando sobre os riscos da poligamia, sendo compreendida, na maioria das vezes, como uma traição, Núñez nos apresenta uma visão um pouco diferenciada, mas muito válida sobre a temática, apresentando uma perspectiva um pouco menos engessada e mais libertária sobre a temática “poligamia”.

Em sua obra, a autora busca analisar como a monogamia se estabeleceu no Brasil, país de dimensões continentais, já muito bem ocupado desde antes da chegada dos portugueses, em abril de 1.500 como convencionado. A autora explica que aqui, nas terras que, mais tarde, chamaríamos de nação, a poligamia existia, e onde era praticada, era muito bem aceita, tanto como uma forma específica de relacionamento – que merecia ser respeitada – quanto como uma alternativa ou uma forma de demonstrar poder face os demais.

O livro não é exatamente uma defesa à poligamia, mas ele explica de forma clara como as pessoas, no nosso país, ao manter contato com os indígenas, bem como seus descendentes por miscigenação, não teriam outra escolha senão ter também participado de uma série de elementos que provavelmente inspiraram a verve poligâmica que, atualmente, sob a censura católica e pela moral construída ao longo de séculos, acabou sendo criminalizada e marginalizada. Sem dúvidas é um livro que lança muita luz à discussão, sendo bem necessário!

Nº de páginas: 139Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: PaidósLink para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!

Este livro pertence à fase Púrpura do BLG. Clique aqui e entenda.

Post atualizado em 11.11.2024 – na lua crescente convexa.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.