José Bento Monteiro Lobato, ou simplesmente Monteiro Lobato, é, provavelmente, o nome mais importante no Brasil quando o assunto é literatura infantil. Claro, o autor escreveu muitas coisas antes de ser exclusivamente dedicado à literatura infantil. Um dos exemplos mais flagrantes desta fase mais adulta, é a obra Cidades Mortas, publicada originalmente em 1919, de viés regionalista e marcante pelo sucesso que fez quando foi lançado.

O livro não tem uma sequência, já que se organiza na forma de contos. Mas neles, o autor busca apresentar ao seu leitor o universo do Vale do Paraíba (SP), que, na época de Lobato, caminhava para o crepúsculo da sua glória, devido, principalmente, a fatores socioeconômicos e culturais, entre eles, a abolição da escravatura e a concorrência estrangeira em produtos que sempre se destacaram, como o café.

O conto homônimo, “Cidades Mortas” retrata exatamente a expressividade marcante e o impacto emocional que recai sobre Lobato ao retratar a região na qual vivera a sua infância e adolescência. O livro conta sobre a visita do narrador à cidade de Areias, a qual experimentou grande furor econômico no século XIX, mas que pelos motivos anteriormente citados acabou entrando em franco declínio, arrastando com ela, os sonhos da população e daqueles que dependem da sua prosperidade.

O livro não tem o estilo dinâmico e pronto que Lobato dará às suas produções após 1919, pois se trata ainda de sua fase mais sensibilizada sobre a visão dos aspectos socioeconômicos que envolvem seu universo pessoal. Mas a sua leitura é entremeada de pontos interessantes e de uma melancolia que se expressa em todos os contos, o que abre espaço para compreender também outros aspectos da obra lobatiana, que não apenas a sua premiada produção para crianças.  

Nº de páginas: 142Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: GloboLink para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!

Este livro pertence à fase azul do BLG. Clique aqui e entenda.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.