Este é um livro altamente necessário. Não é por acaso que ele figura entre as obras essenciais desta categoria que é a Biblioteca Nacionalista, um grupo que contém pessoas que são interessadas em discutir pautas que importam para o contexto social nacional e seu desenvolvimento, sem estigmas, partidarismo ou de oposição pela oposição. Sua publicação é uma prova de que a boa literatura do tema ainda liberta e é capaz de transformar as mentes calcinadas pela ignorância.

O livro, que na verdade é uma compilação de autores, traz como centro da discussão como, com o decurso das décadas, a ação de diversos grupos estrangeiros, interessados em minar a soberania do Brasil e dos países da Iberoamérica. Esta discussão, apesar de não estar em evidência contemporaneamente, já que a maioria dos grupos políticos se encontra em uma divisão polarizada entre esquerda/direita, tem excepcional relevância, na medida que determina a nossa realidade contemporânea.

O livro inicia com a busca pelo entendimento dos conceitos de soberania, aplicados principalmente às divergências que são constantemente levantadas quando o tema são as forças militares. Evidentemente, a discussão se torna mais clara quando se tem em mente as dimensões que envolvem a proteção e a necessidade de proteger fronteiras não apenas contra ataques bélicos, mas contra as formas de ingresso e de violência às nossas posses, o verdadeiro patrimônio da pátria.

A obra foi também esmiuçada pela estudiosa Cibele Laura em sua live no último 14 de agosto de 2023. Vale a pena conferir esta discussão, que, inclusive, contou com a contribuição deste editor.

Subjugar e sucatear as forças armadas, são apenas os primeiros sintomas de um mal que avança sobre a instituição Exército, para ser considerada, distopicamente, uma inimiga das próprias pessoas que deveria proteger. O cerne do livro é fomentar o entendimento de que as forças militares são instituições das quais não se pode abrir mão, a menos que os países que o fizerem concordem em ser constantemente violentados em suas instituições, nas suas construções sociológicas, o que levará à falência de um povo em todos os possíveis entendimentos da questão.

Nº de páginas: 397Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Editora EIR.  Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!

Este livro pertence à fase azul do BLG. Clique aqui e entenda.

Post atualizado em 29.08.2025 na lua Crescente.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.