Saudações a todos! No nosso segundo editorial aberto do mês, vamos fazer uma viagem por alguns dos livros de ficcção científicas que mais fazem a cabeça dos nossos leitores. E a escolha da temática não é por acaso: a ficcção científica é um dos gêneros mais adorados e aclamados pelo público do mundo inteiro. E não é à-toa que boa parte das nossas buscas são por obras deste gênero.

Nesta edição especial de leitores, temos uma seleção que vai de Júlio Verne a C. S. Lewis, em uma jornada que vai desde épicos bastante conhecidos até obras menos expressivas, mas de igual força e expressão, além da importância para a história e a cultura Ocidental, sendo, portanto, obras primas em todo o seu explendor.

Em uma época na qual as pessoas têm medo da sua própria realidade, a ficção científica oferece uma saída e um alento àqueles que buscam um pouco de fantasia e de novidade em sua vida. Nesta seleção, vamos fazer uma pequena viagem no entorno de alguns universos e eu sei que todos iremos adorar!

Ah! Não custa nada lembrar: Leitor Premium e assinantes avulsos têm direito a todos os livros desbloqueados!

A estranha força de C. S. Lewis.

Este livro é definido pela crítica em geral como um “conto de fadas para adultos”. E não é por acaso: nesta, que seria uma obra direcionada ao público mais maduro, se encontram elementos típicos de um conto de fadas: a ambientação, a constrção dos personagens na “jornada do herói”, assim como o grande clímax.

Mas, na verdade, o autor já declarou que Aquela Força Medonha, na verdade é uma forma que ele encontrou para se desvencilhar, ou ao menos compartilhar, seus temores sobre os seus tempos e a opressão que se aproximava de todos.

Um livro que é, também, um belo convite à reflexão e cuja leitura também é bastante prazerosa e envolvente, como o são, em regra, as obras de Lewis.

A exploração espacial de Frank Herbert: Duna.

Os dois volumes de Duna disponíveis aqui no BLG são, em cada um, uma confirmação do poder que a ficção cienífica possui no imaginário dos nossos leiores.

Assim como Lewis, Herbert também tinha sérias preocupações em mente quando colocou seu personagem principal, Paul Atreides, chefe da casa dos Atreides, em uma sociedade feudal espacial e distópica, a enfrentar uma intensa briga conspiracional e política contra seus inimigos pelo domíniuo de Arrakis, um planeta desértico de onde se extrai o “melange”, matéria-prima para os mais invejáveis produtos.

O livro fala de política, Geografia, diplomacia, entre outros, e é uma interessante fonte de reflexão sobre a realidade e como as decisões políticas afetam a todos.

Reinventando um clássico dos irmãos Grimm.

Os irmãos Grimm possuem histórias que nos fazem viajar na fantasia desde muito pequenos. Claro que, quando o assunto é ficção científica, não poderia faltar Irmãos Grimm em Quadrinhos.

Nesta maravilhosa coleção, vários quadrinistas e cartunistas brasileiros de grave renome no mundo inteiro recriam as fabulosas histórias dos Grimm em visuais e leituras completamente diferentes e inusitadas. Com isto, toda a ação implícita e todo o encantamento se reveste de uma perspectiva muito peculiar.

Ler os contos de Grimm é sempre um momento de descobertas, porque muitos deles também foram absorvidos no nosso contexto cultural. A nova versão em quadrinhos oferece a leitores mais jovens, mais qualidade e facilidade na compreensão dos conceitos apresentados nos livros.

Visitando Nárnia por C. S. Lewis.

Assim como em seu Aquela Força Medonha, de que falávamos no início deste editorial, é uma excelente sugestão também a leitura de As Crônicas de Nárnia, que aqui no BLG se encontram em edição completinha (para Leitor Premium, ainda tem as versões em vídeo e o envio direto para o Kindle).

Lewis transporta seus leitores e personagens ao universo de Nárnia, tendo como cicerone o leão Aslan. Lá, com o desenvolvimento da saga, temos a visão completa de como surgem e como morem vários impérios em uma terra mágica. Desde a tirania de uma feiticeira, até uma guerra épica.

As Crônicas de Nárnia nos ensina como nunca se pode deixar a fantasia e a mágica morrerem em nosso dia-dia, e sobre como o universo fantástico é capaz de se fazer presente mesmo nos aspectos menos esperados.

Um cybermundo pra chamar de nosso.

Uma das melhores descobertas de 2023 para este editor no campo do gênero Cyberpunk. Snowcrash é uma história que se inicia inocente e sem muitas pretensões, mas que se desenvolve de maneira muito forte e intensa até o seu final crítico.

As aventuras de um ex-hacker e uma persona misteriosa em meio a um metaverso criado por empresas e governos dá a máxima do enredo da obra, que ainda tem diálogos filosóficos muito bons, mas também serve humor e descontração no desenvolvimento de sua história.

Para refletir ou simplesmente para descontrair, Snowcrash serve tudo isso e mais um pouco. Recomendamos a leitura, de preferência, à tarde/noite para se ambientar com a atmosfera do estilo cyberpunk!

Literatura de ficção é coisa séria!

Boa parte do público que acessa o BLG busca livros de áreas do conhecimento que podemos classificar como “melhoria pessoal”: clássicos, autoajuda, Psicologia entre outros, são as obras mais buscadas aqui no blog. Mas isso não quer dizer que nós ignoramos o peso e o poder da literatura de ficção, sobretudo a ficção científica e a fantasia, da qual nos utilizamos muito como válvula de escape para nossos problemas cotidianos.

Neste editorial apresentamos alguns dos títulos mais importantes, e que podem ser encontrados no nosso blog. Mas gostaríamos também de conhecer quais títulos vocês curtiriam ver aqui no BLG. Sabemos que há, especialmente agora em 2023, uma enorme quantidade de livros de ficção de qualidade sendo publicada. Gostamos muito de conexões, então, é sempre um prazer ouvir/ler notícias de vocês.

Bom… o nosso editorial fica por aqui. Estas indicações podem servir para abrir espaço a uma nova visão sobre o universo ficcional, e expandir sua experiência neste tipo de leitura. Mas, importante frisar, os livros de ficção também podem nos ensinar importantes lições sobre o mundo que temos, que queremos e, se não nos mobilizarmos, sobre o mundo que receberemos.

Esperamos que você tenha gostado desta seleção.

Até a próxima edição!

Ricardo Silvio de Andrade – editor


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.