Vamos combinar que esta é uma história conhecida por 9 entre 10 brasileiros. O Auto da Compadecida é uma comédia do também maravilhoso e cômico Ariano Suassuna. Por si, a obra dispensa comentários, mas vale a pena ler um pouco sobre ela antes de iniciarmos a nossa viagem pelo universo teatral de Suassuna, que envolve não apenas as aventuras de João Grilo e Chicó, mas uma série de outras histórias e personagens de igual vivacidade.

Para começo de conversa, a peça é datada de 1955. Finalizada naquele ano, na verdade foi publicada apenas em 1957, quando o autor então passa a ser conhecido. Aqui temos uma mudança de direção no sentido da expressividade e o enfoque ainda está na crítica social (seus personagens centrais são pobres) mas outra estrela entra em cena: o local e as crenças de que são compostas as histórias e o seu fundamento cultural.

É o regionalismo, especificamente Regionalismo Nordestino na mais pura expressão da coisa. O enfoque, como já dito, é no ambiente e no povo, não mais apenas nos problemas sociais. Isto fica bem claro quando se vê que as aventuras de João Grilo e Chicó na verdade são um desfiar de personagens típicas da região nordeste: o padre, a mulher infiel, o cangaceiro, o coronel… demonstrando um microcosmo que, nos anos de 1950 ainda era novo, fascinante e despertava muito a curiosidade, principalmente do Sul e Sudeste.

A leitura do Auto da Compadecida é gratificantemente deliciosa, cada fala e trejeito é vivenciada na mente do leitor, que pode entender como cada história se amarra e como ela se desenvolve tal qual o autor concebeu. Claro, as atuações de Matheus Nachtergaele e Selton Melo abrilhantam ainda mais nas telinhas e nas telonas, sob a direção de Guel Arraes uma espécie de renascimento do género no começo do século XXI. Ambas – filme e livro – são obras geniais.  

Nº de páginas: 337Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Editora Nova Fronteira   Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Sim.

Obra liberada!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!

Este livro pertence à fase azul do BLG. Clique aqui e entenda.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.