Manoel Bonfim foi um historiador sergipano cuja linha de análise se baseou na busca pela percepção da formação do Estado a partir das suas aspirações ideológicas e históricas. Sua obra de início, Males de Origem, foi publicada originalmente e, devido a diversos aspectos, mas sobretudo por causar um mal-estar entre os conservadores brasileiros, permaneceu no ostracismo.

Felizmente, em 2017 a obra foi redescoberta, trazendo à luz uma nova visão sobre a formação estrutural nacional. Podemos defini-la, não como progressista, na visão contemporânea do que é o progressismo, mas como uma obra contestadora. Na visão de Melo, o “mal de origem” não é senão a visão engessada e conservadora da elite que deu início ao Estado brasileiro, tendo como referência a visão de que um país e uma sociedade precisa ter nas veias a inovação.

O autor dá suporte para sua tese a partir do que ele denomina de “parasitismo” como uma crítica à tradição, por ele definida como hereditariedade, que se expressa, entre outras áreas, na educação, na Psicologia e, consequentemente, na sociedade como um todo, mencionando exemplos que considera nocivos em toda a América Latina, admoestando à importância da resistência ao chamado hereditarismo, para que haja a construção de uma identidade nacional realmente direcionada ao progresso.  

Nº de páginas: 425Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Editora Fundação Darcy Ribeiro   Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.

Leitor premium? Siga direto!

Sorry! This product is not available for purchase at this time.

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!

Este livro pertence à fase azul do BLG. Clique aqui e entenda.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.