O primeiro contato com esta obra de Engels comigo foi antes mesmo do contato com a colaboração mais famosa deste autor, O Capital, escrito por Marx mas patrocinado por Engels. Neste volume, uma coisa bem interessante a ser considerada é a excepcional verve antropológica que Engels expressa, ao buscar explicar como e porque a família é como ela é, ao menos no seu tempo (Século XIX). Para tanto, ele busca as primeiras referências nas famílias tribais e nos gens primitivos.

O livro inicia com uma clara introdução acerca do que pretende o autor ao abordar uma temática tão excepcional, mas que, no entanto, carecia de esclarecimentos mais consolidados acerca da sua origem e evolução. Passando pelos grupos nômades até os aborígenes das famílias punaluanas, o autor expõe a família como o primeiro modelo social e, como tal, a mais legítima forma de criação e reprodução do Estado a partir dos seus interesses.

A obra de Engels já foi apresentada aqui no blog, no livro “1.453 – Friedrich Engels; Klaus Kaustry – O Socialismo Jurídico (2012)“ e também nesta obra, o autor busca apresentar críticas ao modelo socialista jurídico que, na sua época, era ainda muito influente em seu círculo de atuação. Logo, em consonância com os seus princípios, o autor busca também dar uma visão satisfatória ao seu mundo, a partir das suas sistemáticas visões de sociedade.

A obra é uma excelente oportunidade que o leitor encontrará para desvendar, sob a perspectiva de Engels, a família, tal como ela se apresentava no seu tempo (e de onde vêm os ecos daquela época sobre a nossa sociedade) e, ao mesmo tempo sondar ainda mais profundamente esta faceta de Engels que é mais comumente conhecida no universo acadêmico, mas cujos frutos podem levar a muitos outros espaços de forma aceitável.

Nº de páginas: 091Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Editora Civilização Brasileira.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: não.

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!

Este livro pertence à fase azul do BLG. Clique aqui e entenda.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.