Jesse Souza não é um autor com poucas aparições por aqui. Dentro do nosso acervo já encontramos dele, “Como o racismo Criou o Brasil (2021)” e “A Ralé Brasileira – Quem É e Como Vive (2009)” no qual o autor se debruça na análise sobre a dinâmica da formação do Estado brasileiro, sob a perspectiva da divisão de classes promovida pelo capital, bem como pela crítica ferrenha ao mercado e a forma com que a manipulação de massa impõe um status quo injusto e cruel.

Provavelmente uma das obras mais importantes do autor é A Elite do Atraso. Não apenas porque ele se envolve em problemáticas associadas ao nosso processo de formação histórica, que se embasa principalmente no antagonismo de dominadores e dominados, mas também porque aqui, a perspectiva introdutória faz desta obra um prolegômeno necessário para a compreensão de outras publicações do mesmo autor. Não raro, as menções aos processos permitem que se tenha uma visão ampla da contemporaneidade e seu link com o passado vivo.

A obra é dividida em dois polos de abordagem. Em primeiro lugar é reconhecida a realidade da escravidão e sua influência na formação cultural brasileira. Esta influência é validada a partir de seus aspectos mais essenciais – o comércio em destaque – o autor passa para uma transição incrível entre a escravidão colonial e a escravidão moderna, apontando que as classes sociais são, em sua maioria, na verdade, manipuladas pela corrupção sistêmica que engloba a todos os cidadãos.

Nº de páginas: 140Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Editora Leya.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: não.

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.