A verve histórica de Hobsbawm está direcionada à compreensão de um dos fenômenos históricos mais importantes do Ocidente: a Revolução Francesa. O fim dos regimes monárquicos na Europa, associado a uma leva imensa de informações e de interesses, transformou de maneira intensa a forma com que a população no lado oeste do planeta nunca mais fosse a mesma. A transição de uma sociedade monárquica para um modelo incipiente de democracia é o principal sintoma deste movimento.

Erick J. Hobsbawm traz detalhes contextuais sobre a sociedade do século XVIII. Para o autor, a economia (não o sentimento de solidariedade) é a força motriz do movimento que terminou com a queda da Bastilha, a prisão dos inimigos da coroa francesa, a decapitação de um dos mais proeminentes reis franceses e a construção de uma falsa democracia baseada em liberdade, igualdade e fraternidade.

O livro é uma excelente fonte de informação para quem busca aspectos mais únicos da compreensão deste movimento. Para além disso, é indispensável aos acadêmicos da área, que buscam entender como a Revolução Francesa se desenvolveu, permitindo, desta maneira, embasar de forma mais segura pontos de vista e teses sobre este movimento em específico.

Nº de páginas: 59Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Editora Paz e Terra.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: não.

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.