Um dos autores mais expressivos do realismo português, Eça de Queiroz se insere no rol de autores marcantes pelo seu enredo intrincado, repleto de referências históricas e direcionados a desfechos quase sempre surpreendentes e chocantes para os seus contemporâneos. Isto porque, além da linguagem fluida, e do estilo direto, Queiroz constrói de maneira única o perfil das personagens que coloca em suas tramas, enredando-as por inúmeros detalhes que permitem que o leitor tenha empatia (ou antipatia) imediata pelos seus destinos.

Em A Relíquia, o tema/tese (uma das mais marcantes características do estilo realista de escrever) é sobre a natureza humana. Teodorico Raposo nos conduz à sociedade lisboeta, e nos apresenta a uma série de personagens, Teodoroa, Sebastião, Brás Cubas (aquele mesmo do livro) entre outros. Teodorico desvia-se do seu intento de ter aulas de Direito, passando a perseguir uma suposta relíquia pertencente a um santo, que, segundo a lenda, teria poderes curativos. Todavia, tudo o que ele encontra são pessoas frívolas, riscos enormes e o amor pela sua prima, Maria Eduarda.

Em A Relíquia a verve satírica de Eça de Queiroz se expressa na sua forma mais intensa, transformando-se em um dos mais interessantes romances já escritos no século XIX – em especial no realismo Português. Durante a trama observamos como valores como generosidade e ganância se alternam em meio às críticas à sede desmesurada de aventuras, e ao misticismo religioso. A obra tem uma expressão muito viva, permitindo que o leitor possa compreender um pouco da fábula moral, retratando os usos e costumes de uma época mágica.

Nº de páginas: 345Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: N/C.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: não.

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.