A incrível capacidade de compreender a essência do Orixá – divindade do Candomblé, tanto na África quanto no Brasil – foi o que mais influenciou na sua trajetória profissional, delimitando basicamente a essência que o tornou respeitado tanto no Brasil quanto em diversos países pelo mundo afora, como fotógrafo e como etnólogo/antropólogo.
A obra Orixás é o resultado de um intenso trabalho de pesquisa, que envolveu desde as visitas aos mais tradicionais terreiros brasileiros, quanto uma extensa visita à África, onde coletou, ao longo de 17 anos, informações sobre a origem dos orixás, seus principais cultos e objetos, os ritos iniciáticos e tudo o que corresponde à realidade do culto, compondo uma obra que, somada às demais, permitiram que se desse ao autor o título de “fatumbi”, que significa: “o ifá [método de adivinhação no candomblé me trouxe ao mundo”, quando, em 1953, Verger foi considerado apto a ser babalaô, um dos mais altos cargos dentro do candomblé.
Ah, gente, não tem como falar desse livro e não ressaltar a sua importância. Tanto que este post é praticamente uma newsletter. Na versão que vocês podem fazer o download aqui, temos os fundamentos e tudo o mais, bem como o indispensável texto de Verger. Mas se puderem, comprem a versão editada pela Fundação Pierre Verger, que hoje é a responsável por todo o legado do autor. Eu tive o privilégio de, em 2022, comprar a edição por eles elaborada: além dos textos já mencionados, como vocês podem ver na foto, são mais de 160 ilustrações em preto e branco, com uma técnica especial de impressão que confere ainda mais contraste ao livro, criando um documento visual excepcionalmente delicioso, e em alguns aspectos, muito esclarecedor do culto aos orixás e sua expressão na África. Uma leitura, sem sombra de dúvidas, divina!


O trabalho do autor, na forma com que foi aportado nesta obra, é um primor à parte, que compensa o valor pago (quase R$ 200,00).
Além da qualidade excepcional, é impossível não aprofundar no conhecimento da matéria apresentada no livro através da relação muito boa que se estabelece entre o texto e as fotografias, sendo complementares em todos os capítulos.
| Nº de páginas: 107 | Tipo de Arquivo: .PDF. |
| Editora: Corrupio | Link para Download |
| Idioma da obra: Português. | Disponível para Kindle? Sim. |
| Adaptação para TV/Cinema: Não. |
Este livro está disponível via Kindle. Solicite aqui.
Quer ter acesso DIRETO a todos os links sem encurtador? Entre na Comunidade (agora gratuito)!
Todo mundo merece o prestígio da nossa comunidade.
Para uma experiência de leitura expandida, siga o Instagram do BLG! Clique aqui.
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!
Este livro pertence à Fase Púrpura do BLG. Clique aqui e entenda.
Post atualizado em 30.08.2025 na lua Crescente.

Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.