O início da República brasileira foi um período muito conturbado: de um lado, nacionalistas brigavam pela manutenção da integração nacional, impedindo a separação de alguns estados; por outro, grupos locais tinham como objetivo libertar-se do julgo do novo Brasil, sempre prezando pelas suas características locais e seu desejo de por fim à tradição imperial.

A cabanagem é um exemplo desse tipo de movimento. Iniciada no ano de 1835, quando Diogo Feijó era o então regente do Estado brasileiro, sua inspiração foi a Revolução Francesa. Ela aparece na obra de Rodrigues sob a percepção da sua influência indiscutível na formação da identidade amazonida, dada a sua extrema integração entre os participantes.

A cabanagem tinha como principal objetivo a completa integração aos demais estados, com o reconhecimento do seu status de republicano, o que só ocorreu mais tarde, em 1823, dado que a ausência deste status impedia que aquele estado tivesse, na época, relevância política no território nacional, sendo gravemente negligenciado e apenado pelos republicanos.

Nº de páginas: 266Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Editora da Universidade do Pará – EDUEPALink para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.