O militarismo é um campo de conhecimento ainda muito envolvido em mistério e em ignorância acerca da sua real profundidade. Alguns autores, portanto, usam deste espaço como uma forma de oferecer um recorte sobre o período em específico da história do Brasil, denominado hodiernamente de Regime Militar. O que muita gente ignora é o aspecto social dos quarteis e como sua existência se conecta com a dialética social.
É justamente no interesse de desmistificar e expor esta realidade que a obra de Leimer apresenta o militarismo do seu ponto mais alto: a estrutura e a sua formação como ideologia, como reflexo da sociedade em seus aspectos mais conflituosos e complexos, apresentando problemáticas e diversos questionamentos, ao tempo em que expõe também a estrutura e como ela desenvolve o controle dos seus membros.
Um destaque para a obra: toda a organização é realizada de maneira bastante didática, priorizando, principalmente, a hierarquia como o principal ponto de referência para compreender o fenômeno do militarismo e a sua dimensão, que engloba indivíduos e que é capaz de produzir toda uma cultura, um modo de vida que, em muitos aspectos, se assemelha à sociedade civil.
Nº de páginas: 121
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Fapesp.
Link para download
Leitor premium? Siga direto!
Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!
Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Quer mais agilidade? Peça via pix!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.