Transitando entre o mundo da diplomacia, das guerras e da Filosofia Política, a obra de John Locke traz para a política e para a geopolítica, uma visão completamente nova, que será, mais tarde, chamada de “liberalismo” no qual, como se depreende pelo nome, a ideia de Estado surge a partir do momento em que conceitos como nacionalismo e Soberania estão entre os principais preceitos populares.

Com reflexo direto no bem-estar dos cidadãos, Locke, em seu livro, explica como o governo traduz-se em facilitador do amplo e livre comércio, da valorização do trabalho, especialmente individual, poucas barreiras restritivas à economia, alto empenho na valorização das leis (segurança jurídica) e a liberdade de expressão e de ideologia, com valorização ao diálogo.

Os tratados, portanto, são uma forma de o autor apresentar tais conceitos e ajudar a formar as gerações futuras, baseado principalmente, naquilo que lhes é mais precioso, consubstanciando assim a doutrina econômica que só seria superada no século XXI, com o chamado neoliberalismo, uma forma mais expandida do liberalismo, atualmente alvo de inúmeras críticas.

Nº de páginas: 327/654 (internet edition)

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Martin Claret.

Link para download

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.