Das muitas áreas as quais o idealista discípulo de Sócrates, Platão, escreveu, A República pode ser – e é na verdade – considerada a sua obra prima – já que até os dias de hoje, ainda é muito estudada, mencionada e comparadas as suas ideias, com o paradigma hodierno na busca (em alguns aspectos em vão) de tê-las como uma espécie de baliza de objetivos.

Nesta intrincada obra, Platão discute com seu interlocutor – Sócrates – e busca definir o real fundamento da Justiça, divagando diretamente pelos antônimos que compreendem o conceito em diversos níveis: político, metafísico, epistemológico, etc. viabilizando a criação de uma espécie de cidade ideal (idealização era onde Platão mais se sentia à vontade).

O diálogo se desenvolve a partir da estrutura organizacional idealizada pelo filósofo e reproduzida sob a tela dos diversos tipos de regimes políticos possíveis, decantando então os seus resultados em importantes preceitos, trazendo aspectos bons, aspectos ruins e como cada governante se porta ou não, tendo como referência aquilo que seria justo.

Nº de páginas: 322

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Martin Claret.

Link para download

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.