A História do Brasil é uma coisa incrível, né? Aqui, em 500 anos, ocorreram coisas inóspitas, maravilhosas, inusitadas e até mesmo impensáveis, como uma pessoa vítima de toda sorte de exclusão ter o dom de mostrar à elite da mais importante cidade do país a sua arte. Falamos aqui de Joaquim Pinto de Tebas, arquiteto, negro e dono de uma das mais invejáveis biografias da nossa história.

Tebas, como ficou conhecido (1721-1811) restou para a história como um dos primeiros casos de redescobrimento. Seu trabalho, que é responsável pela construção de alguns dos ícones históricos da capital mais importante da sua época, como a Catedral de São Paulo, cuja torre, executada entre 1750 e 1755, ficou durante quase 200 anos no ostracismo, esquecido até a sua redescoberta, no século XXI e a aclamação do seu trabalho e da sua biografia. O livro apresenta este e outros recortes que dão ao leitor uma imagem do tempo e que Tebas viveu e a importância do que ele fez.

O livro é um excelente documento, que traz o reconhecimento do trabalho de uma pessoa que se sobressaiu pelo seu talento, considerando sua relevância para seus pares e para o enobrecimento de todos os demais que são, antes de qualquer coisa, brasileiros. A leitura, por apresentar recortes acadêmicos, permite ser feita sem uma sequência formal.

Nº de páginas: 132

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Instituto para o Desenho Avançado (IDEA).

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.