Kafka é um autor alemão, que, apesar de pouco conhecido no Brasil, possui obras de inestimável contribuição para a literatura ocidental. Podemos destacar O Processo (1925) e este que é disponibilizado hoje, A Metamorfose (1915), uma metáfora da vida real, com detalhes ricos em percepções e reconhecimentos, insights e sofrimento do homem face a sua condição de fragilidade.

A Metamorfose começa com o trabalhador Gregor Samsa, filho de pai bancário aposentado e mãe dona de casa. Com o afastamento do pai do trabalho, e a irmã para cuidar e manter, futuramente, numa escola de música, Gregor acaba sendo obrigado a trabalhar e sustentar a família até que, em um belo dia, ele tem o infortúnio de acordar metamorfoseado em barata!

A partir daí, com momentos que mesclam a comédia e o terror, a reflexão e a admoestação, Kafka explora um pequeno universo, onde as desilusões e a solidão são reinantes. Mas esta fábula dos anos de 1910 não é senão uma forma metafórica que o autor encontra para falar – e mostrar – como se comporta e como é pueril as seguranças, face a fragilidade da natureza humana, e como duvidosos são os caráteres das pessoas, mesmo as mais próximas.

Nº de páginas: 30

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: N/C.

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.