Poucos movimentos históricos foram tao impactantes na história do Ocidente quanto o 09 de novembro de 1989, quando, por pressão externa, e pelas sucessivas derrotas durante a Guerra Fria (1947-1991), a Alemanha, um dos últimos grandes espaços de incógnitas questões sobre o futuro geopolítico cedeu: oficialmente o país não tinha mais espaços socialistas e todos os seus habitantes podiam passar de um lado a outro do muro – que dividia socialistas de capitalistas.
Por mais resumida que seja esta história, ou por mais completas que sejam as abordagens dela, na perspectiva de Meyer, existe sempre um fato que pode ser melhor esclarecido e em sua obra, ele se propõe a esclarecer vários fatos, considerando o clima de renovação que o iminente fim da Guerra Fria e a retomada do avanço capitalista na Europa traziam.
O livro é uma excelente reportagem sobre o fenômeno que deu origem à queda do muro de Berlim, e sua forma de abordagem – baseada nas nuances históricas que deram culminância àquele momento, oferecem ao leitor uma excepcional oportunidade para que seja realizada uma reflexão sobre como o capitalismo e a globalização trouxeram ao Ocidente, o aspecto que possui hoje.
Nº de páginas: 254
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Zahar.
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.