O surgimento da Psicanálise, no início do século XX, foi um período excepcionalmente importante na História da Humanidade, porque pela primeira vez, os tratamentos de doenças emocionais e mentais partiam de uma premissa de enraizamento na mente, trabalhando esta instância para além do seu aspecto orgânico, reinterpretando diagnostico pela inclusão de símbolos e conceitos.
Desde que Freud sistematizou a prática e deu origem à Psicanálise (ou psico-análise) que a execução da prática passou por diversas reinterpretações, é o caso do nome mais proeminente, Lacan, cujos conceitos freudianos tem ressignificado e ampliado ao ponto de permitir criar quase que uma nova base, sendo até hoje praticada e defendida por vários profissionais.
Nesta obra, são apresentados os fundamentos e os principais diferenciais entre os autores no quesito prática analítica, qual o seja, a forma com que a livre-associação (e os demais aspectos que envolvem a prática) é entendida e trabalhada pelo psicanalista no decorrer do processo de tratamento psicanalítico. O volume traz importantes apontamentos que permitem uma maior liberdade ao psicanalista na sua prática e é altamente indicado àqueles que estão em formação.
Nº de páginas: 288
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Zahar.
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.