Quando Sigmund Freud nasceu, em meados do século XIX (1859), o mundo positivista vivia uma efervescência sobre a natureza do homem e seus diversos aspectos. Não por acaso, quando adulto, em 1888, o autor se interessaria pelos temas da saúde (que na época era uma área que, além do prestígio, dava mais vazão ao estímulo explorador que o autor possuía). Em 1885 é que Freud, interessado pela Psiquiatria, viaja à França, onde conhece Jean-Martin Charcot, que tinha como foco de estudos a histeria.

Começa aí uma jornada incrível de observações, análises, construções teóricas, nas quais emergem os pilares do que hoje se conhece como Psicanálise. Freud, ao se dedicar ao estudo da histeria e seu tratamento, em regra na época à base de hipnose, consegue estabelecer uma ponte entre o discurso e a cura, iniciado a partir da sua paciente mais célebre: Bertha Pappenheim, que chegou à contemporaneidade como Anna O.

Neste volume de suas obras completas, é possível observar em ordem cronológica e com referências, desde os estudos pré-psicanálise (já que o termo só viria a surgir depois de amadurecidos os primeiros esboços de Freud) de 1886 a 1889 até as obras já consolidadas, a “sintonia fina” das suas teorias, entre os anos de 1937 à 1939. Uma obra valorosa, mas que (acredito) é mais bem aproveitada como volume de consulta.  

Nº de páginas: 6.316

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: N/C.

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.