Neste livro, o autor busca realizar um dos mais bem executados trabalhos de reconte histórico associado ao candomblé no Brasil. Na busca pela pesquisa histórica, o autor focou no chamado candomblé da Barroquinha. Aos que não sabem, quando da chegada dos escravos no Brasil, as nações dos quais eram originários os cativos, tinham características próprias, elementos de culto e de respeito aos orixás que eram excepcionalmente importantes do ponto de vista da construção das suas identidades. A nação Keto é uma das que imprimiram sua marca na história desta religião no Brasil.

Silveira busca, nesta obra, apresentar, com o máximo possível de informações disponíveis a formação de um dos primeiros terreiros de candomblé do Brasil, e o primeiro terreiro de Keto na Bahia. Este trabalho segue a linha de outros realizados sobre a temática, focando na extensa expressão histórica, recontando a  diáspora do povo e trazendo uma visão do contexto africano e brasileiro, para, enfim, apresentar o terreiro objeto do estudo.

O livro ainda vem com alguns bônus bem interessantes, entre eles, um glossário que visa familiarizar o leitor com termos afro-brasileiros e com uma extensa iconografia que dá ao leitor uma visão mais completa do processo de formação, com suas dificuldades, perdas, glórias e vitórias conquistadas ao longo de mais de um século de atividades.

Nº de páginas: 324/648 (internet edition)

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Edições Maianga.

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.