Gilberto Freyre é um dos principais sociólogos e antropólogos do país. É dele a responsabilidade de trazer ao povo brasileiro, as principais linhas antropológicas que formaram a nossa nação – índios, portugueses e negros – e como cada etnia contribuiu para o perfil do brasileiro contemporâneo (com excepcional crítica à forma com que o português gerenciou a ocupação nacional).

Casa-Grande e Senzala é talvez o mais importante desenho da relação entre as etnias no país, e como cada povo conseguiu conquistar uma parcela na construção do povo brasileiro, sendo bem descritas – na estrutura do funcionamento de uma fazenda de café – o papel e a dinâmica social que envolvia a família, os negócios e a vida colonialista no Brasil.

Dividida por temática, a obra traduz de forma dinâmica, o que marca o perfil de Gilberto Freyre como antropólogo, as nuances que ocasionaram cada costume brasileiro. É incrível como um pequeno universo como o apresentado pelo autor, é capaz de ser, em si mesmo, tão representativo do contexto em macro de uma enorme nação como é o Brasil.

Nº de páginas: 635

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Global.

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.