Desde que saiu do ostracismo pelas forças políticas, a umbanda tem buscado, desde os anos de 1980, promover o resgate de todos os seus elementos históricos. Os estudos publicados antes do período democrático são uma importante fonte secundária de informações, e muitos destes registros teria se perdido, não fosse o esforço em promover as republicações dos estudos mais importantes do tema.
Um dos estudos contemplados neste panorama é a obra de Leal de Souza. Nela, são apresentados os aspectos gerais do espiritismo, segundo a interpretação da época da publicação (anos de 1930), com ênfase principalmente na parte prática, suas subdivisões, práticas, e possíveis golpes envolvendo a crença no mundo dos espíritos e a prática dela decorrentes.
A parte que aborda a umbanda tem como enfoque a percepção dos aspectos da linha branca, especialmente a análise da ação dos chamados médiuns de cura e os chamados elementos das sete linhas brancas, que compõem o modelo global de conhecimento sobre a realidade da umbanda e suas manifestações. O livro é excelente para se ter um enfoque fundamental do que era a visão daquela época, e como ela se aperfeiçoou a partir da melhoria do diálogo e da constante atividade de pesquisa no contexto das religiões afro-brasileiras.
Nº de páginas: 102
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: N/C.
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.