O candomblé, especialmente na Bahia, tem sido alvo de uma série de estudos que promovem recortes em diversos vieses, os quais, por sua vez, apresentam sempre um ponto de vista diferenciado em relação ao processo de reconhecimento da crença, da sua existência e, evidentemente, da valorização das suas manifestações ao longo do período de transformação histórica pelo qual passou toda a comunidade afrodescendente no Brasil.

Neste livro, resultado do processo de pesquisa do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, são apresentados os resultados de pesquisa etnográfica e religiosa que tem como foco, os terreiros baianos de projeção no estado. O enfoque se dá sobre temáticas importantes, como reconhecimento jurídico, fortalecimento de políticas públicas, e até mesmo hereditariedade e continuidade dos terreiros.

O material é excelente fonte de pesquisa para quem deseja realizar uma imersão cultural no espaço do candomblé baiano, ao tempo em que busca compreender mediações entre o sagrado, o profano e a vida cível daqueles que fazem das comunidades afro-brasileiras praticantes de candomblé/umbanda a sua realidade.

Nº de páginas: 122

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.