A umbanda é uma religião de matriz africana, cujo principal verbo de ação é “sobreviver”, já que sua origem parte da perseguição das autoridades no período colonial, até a República Velha, bem como sobreviver aos inúmeros atos de intolerância religiosa que até os dias de hoje ainda são perpetrados. Ela é parente próxima do candomblé, mas dele se distancia na medida em que as suas entidades e os seus agentes espirituais são diferenciados, de modo que, se o candomblé possui uma estrutura mítico-ritualística muito complexa, tanto o é a estrutura da umbanda, já que ela envolve reinterpretações de conceitos como ancestralidade, reencarnação, morte, mortos e deuses.

Por isso, e para propagar ainda mais o conhecimento correto acerca da crença da umbanda, o autor, que é presidente da Associação Brasileira de Escritores Afrorreligiosos, apresenta o seu guia. Este livro promete descrever e situar todas as características e estabelecer as bases da umbanda no Brasil, iniciando com uma visão política, demonstrando a organização, os eventos principais e o próprio modelo de umbanda brasileira.

No segundo momento são apresentados todos os aspectos principais da umbanda, ponto a ponto, de modo a deixar bem esclarecidos onde cada um dos elementos existe e como ele toca a religião católica e vice-versa, de modo a permitir que o culto seja melhor compreendido a partir do preceito do sincretismo religioso, que é a principal marca da religião.

Outro destaque importante é apresentação e o simbolismo de todos os orixás na umbanda (uma vez que ela se baseia primariamente nestas entidades e sua influência na vida dos fiéis) considerando aqueles de comum culto no candomblé, e aqueles que são mais próximos da África, podendo ou não ser cultuados em centros de candomblé

Logo em seguida, outro ponto que provoca certa confusão é bem explicado: as linhas principais da umbanda – As Sete Linhas, Oxalá, Iemanjá, Xangô, Ogun, Oxóssi, Yori, Yorimá – entre outros aspectos. Destaque para o cuidado com o trabalho de linhas específicas – Baianos, Cangaço, Boiadeiros, Marinheiros, Ciganos, Santa Sara, Oriente, Mentores de cura, da linha de cura – demonstrando a parte mais prática da umbanda.

Ainda na mesma linha de abordagem, o autor traz uma análise sistemática da chamada linha da esquerda, formada pelo Exú-Mirim, Pombogira e as Linhas de Exu (muitas). O autor se preocupa ainda em buscar apresentar as principais linhas de guias da umbanda: os caboclos, pretos-velhos, crianças e os elementais.

Após esta larga abordagem, são trabalhados também os aspectos associados à liturgia da umbanda: as giras, defumações, sacudimentos, sacramentos, obrigações, toques, pontos cantados, pontos riscados, ervas, banhos, bebidas, fumos, uniformes, guias, velas, saudações, orações, não sem antes conceber as hierarquias, a organização do terreiro, os assentamentos, as firmezas, a trunqueira, o assentamento de Ogun de Ronda, a casa dos exus, a casa de Obaluaê, o cruzeiro das almas, a quartinha de Oxalá, a casa do Caboclo, a cozinha, o centro do terreiro, o Ariaxé, o Congá, a casa dos orixás, o para-raio, o atabaque e o coro bem como a assistência.

Por fim, demonstrando o cuidado, e ao mesmo tempo se livrando da pretensão de fazer parecer a umbanda uma ciência pura, busca apresentar as relações entre a umbanda e as demais religiões, o candomblé, candomblé de caboclo, a macumba, a cabula, o catimbó, o tambor de mina, o babaçuê, o vale do amanhecer, o catolicismo, o espiritismo, o universalismo crístico, os reglas, o culto aos orixás, o culto a Ifá, e o culto aos egungun. Logo em seguida, apresenta a relação entre a umbanda e o meio ambiente, bem como a umbanda e a espiritualidade como um todo.

Por fim, para trazer ainda mais aprofundados meios de entender a umbanda, é apresentado um pequeno vocabulário e um pequeno compêndio de tradições interessantes na umbanda e que são pouco conhecidas pelo público em geral.

Nº de páginas: 517

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Universo dos Livros.

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.