Anteriormente explicado, a mística no entorno do desenvolvimento do candomblé no Brasil como religião, é palco para uma imensidão de recortes, os quais apresentam pontos de vista, constatações e diversos elementos que podem ser visualizados constantemente como parte do arcabouço cultural brasileiro.
O texto de Edmar Ferreira contempla justamente a posição das primeiras casas de culto de candomblé no recôncavo baiano, região formada pelos municípios circulados pela Baía de Todos os Santos (Salvador) e parte das regiões interioranas que são anexas àquele espaço geográfico.
O enfoque é a demonstração de como os esforços dos antepassados culminaram na construção de um ideário cultural e social muito poderoso, o qual também representou uma série de elementos que podem ser visualizados até hoje, especialmente na militância em prol dos direitos negros, sobretudo os relativos à liberdade de culto e o reconhecimento dos seus espaços culturais por excelência.
Nº de páginas: 212
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Universidade Federal da Bahia – Edufba.
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.