Infelizmente poucos brasileiros são capazes de contar e fazer valer a importância de determinados passos da História do nosso país. Por isso, aqui no BLG, sempre que possível – e quando recebemos material importante sobre o tema – trazemos recortes interessantes sobre momentos do período de construção do Brasil, especialmente no período transicional Império/República e na República Velha, para que se dê a oportunidade e se popularize este conhecimento.

O “achado” da vez foi esta obra, de cunho muito importante para a grande história brasileira mas que, pela pena de Gonçalo de Barros traduz-se em um ensaio importante sobre diplomacia.

A Revolução Pernambucana de 1817 oi, até então, o último movimento em favor da separação de um estado do restante do país – um movimento, portanto, separatista – que ocorreu no Recife, principalmente, e teve como apoiadores não só sujeitos da sociedade civil da elite local, que na época possuía muito poder por conta da hegemonia econômica nordestina. Como consequência, deste embate entre governo e rebeldes, a derrota ocorreu e várias sanções, incluindo a perda de territórios, foi imposta a Pernambuco. 

Nº de páginas: 356Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Fundação Alexandre Gusmão.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não. 

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.