Uma das formas de fazer com que a identidade de um povo seja fortalecida é por meio do reconhecimento e da  valorização de seus grandes vultos históricos. No Brasil, esta tradição aos poucos foi se perdendo e, opinião particular, a nossa safr de ídolos não tem a mesma força e vigor que aqueles que inicialmente deram a vida  e o patrimônio para a construção do país.

Este é o caso de Irineu Evangelista de Souza, conhecido pela alcunha e títulos de Barão/Visconde de Mauá. Nascido em 1813 no Rio Grande do Sul, o Barão de Mauá, como viria a ser conhecido, se tornou um poderoso político, tendo, por quatro mandatos, exercido o papel de Deputado Provincial (equivalente ao deputado estadual) do Rio Grande do Sul.

Mas a única coisa que mais ofusca o seu passado político, marcado pelo pendor integralista, e pela ação em prol do seu estado, foi seu pendor ao trabalho industrial. O Barão de Mauá, tendo saído de uma sociedade ainda escravagista, muito cedo entendeu que o capitalismo seria a melhor forma de promover a prosperidade financeira, repudiando o interesse dos seus pares na manutenção de escravos, imprimindo a mão de obra assalariada como extremamente vantajosa, tendo enorme influência para o enfraquecimento das retaliações aos movimentos antiescravistas que vinham crescendo no Brasil como um todo.

Nesta biografia, são contados os seus passos desde a infância até a vida adulta pelo próprio Barão, que toma a pena para ressaltar os principais feitos da sua vida de empreendedor e, nas entrelinhas, tal como o fazem os mentores contemporâneos, dar ao leitor diversos valores pessoais que ele pode por em ação em sua própria vida.

Nº de páginas: 337Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Senado FederalLink para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.

Leitor Premium? Siga Direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.