A  prosa de Gabriel Garcia Marquez encontra em Cem Anos de Solidão o auge do seu perfeccionismo técnico. É a obra vencedora de um prêmio Nobel de Literatura, dada a sua contribuição para a arte literária ocidental. Desde seu lançamento são mais de 40 edições e, segundo a imprensa especializada, em 2022 a obra sai do papel pelo serviço de Streaming Netflix.

Pessoalmente, a leitura de Cem Anos de Solidão de início assusta pela complexidade – e o fato de haver basicamente a mesma família se sucedendo em gerações e herdando os mesmos nomes – mas logo a prosa do autor colombiano assume o realismo fantástico que simplesmente prende qualquer leitor que goste do gênero e que busque o misticismo apresentado dentro de uma embalagem original e atemporal.

Situada no povoado fictício de Macondo, José Arcadio Buendía e sua esposa Úrsula Igarán dao origem aos seus três descendentes: José Arcádio, o típico desbravador com força e virilidade evidentes; Aureliano, que se mostra um rapaz mais sensível e dado a filosofias e introspecções e Amaranta, uma menina mediana que, mais tarde se revela a imagem de uma mera dona de casa do século XIX. Agregada ao núcleo dos Buendía, soma-se Rebeca, que vem de uma aldeia onde inicialmente viveu o casal patriarca, trazendo apenas um saco com os ossos dos seus pais.

O mágico surge a partir da evolução da família, que possui características peculiares, e são acompanhadas pela figura de Úrsula, a personagem, que vive até mais de 120 anos, apresenta o principal aspecto dos seus descendentes: os José Arcárdio são impulsivos, os aurelianos, pacatos, e por aí vai.

Toda a família vive no entorno dos mistérios que envolvem o pergaminho deixado por Melquíades, um cigano amigo de José Arcádio, quando os ciganos, periodicamente, visitavam Macondo, que dá conta de toda a história dos Buendía, e cuja missão de decifrar é dada aos Aurelianos que se sucedem na linhagem, mas que o fazem de forma autômata e ineficaz, dado que o próprio Melquíades explicita que os segredos somente se revelariam quando o último Buendía estivesse em vias de se encontrar com a morte. 

Nº de páginas: 233Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Dom QuixoteLink para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não. 

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.