Pinsky traz para a análise do período colonial brasileiro, a escravidão. É verdade que muito do conhecimento que se tem sobre a matéria é repleta de senso comum e de inverdades, as quais, de forma muito magistral o autor consegue delimitar e esclarecer ao leitor mais atento.

Para permitir que a compreensão seja mais aprofundada, a abordagem é dividia em três eixos, sendo o primeiro deles, as razões para a manutenção da escravidão. Nele o autor explica como a dinâmica da escravidão, ao menos inicialmente, favorece os senhores de escravos e como a vida aqui no Brasil no século XVI era extremamente polarizada e com divisões de classe muito mais complexas e rígidas que hoje.

Com o amadurecimento da temática, o autor apresenta também uma abordagem sobre a sexualidade, tomando como base documentos e autores que se dedicaram à análise da vida cotidiana do negro no Brasil, com ênfase na sexualidade e na forma com que, no plano geral, os senhores de escravo se serviam dos prazeres carnais a partir dos seus cativos – homens e mulheres.

Ao fim, o autor apresenta também a noção de que a escravidão jamais foi aceita e que a resistência, tanto contra a escravidão quanto contra seus efeitos, sempre existiu e permaneceu relevante até os dias atuais, nos quais a população negra é muito carente de grandes exemplos.

Nº de páginas: 094Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Contexto.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não. 

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.