Este livro, importante frisar, é um dos primeiros livros da temática do tarot que eu adquiri fisicamente, e um dos que mais me ensinou sobre este oráculo. Mas, além do seu aprendizado bastante técnico, o que me encantou na leitura deste compêndio foi a forma que mescla o lúdico e o técnico que Jodorowsky e Costa descrevem o encontro do autor com o tarot e com a sua ajudante e co-autora.

O tarot, para Jodorowsky foi uma forma de redenção: em uma fase ruim da sua vida, o autor passou a, sem rumo, frequentar um pub que ele tinha o hábito de marcar presença, onde, além das atrações normais desse tipo de espaço, havia também uma mulher velha que fazia previsões aos frequentadores, usando um baralho que imitava o de Marselha, porém feito à mão. Foi a partir do encontro com o tarot, que o autor descobre, em meio a problemas familiares, como a sua vida cruza este maravilhoso oráculo.

É daí que vem o título do livro – O Caminho do Tarot – que pode ser considerado uma ambiguidade, porque tanto reflete sua trajetória até encontrar o tarot, iniciar o projeto de restauro do mesmo e desenvolver o seu próprio deck, segundo o autor, o mais próximo possível que se pode chegar do primeiro deck, quanto pode simbolizar também a “narrativa” que o baralho de Marselha encerra em si, na forma de um silencioso enredo executado pelos arcanos maiores a partir do desenvolvimento da análise.

O livro também é bastante técnico, como explicado anteriormente. Ele possui a análise detalhada de cada uma das cartas que compõem os arcanos maiores, dos naipes e dos arcanos (segredos) menores, para permitir, logo em seguida, que o leitor tome conhecimento de alguns dos principais meios de realização da leitura deste baralho.  

Nº de páginas: 151Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Nova Fronteira.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não. 

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.