O candomblé pode ser definido como uma das religiões de matriz afro-brasileira, cuja entrada no território nacional se deu por meio das tradições mantidas pelos escravos (vindos, principalmente, do norte da África, do Benim) e que no Brasil se tornaram mais próximos de elementos que eram mais comuns às comunidades dos seus formadores originais. O candomblé tem como principal distinção a figura do culto aos orixás.

A palavra orixá (no idioma iorubá Òrisá) significa, em tradução rasa, a “origem da cabeça” e são considerados pela religião do candomblé, os santos guardiões principais dos seres humanos (não se confundem com outras entidades nem com os ancestrais que preteritamente foram vivos) e o seu culto livre do sincretismo é a principal característica apresentado pelo candomblé no Brasil.

A obra de Miguel C. Alonso traz um recorte histórico compreendido entre os anos de 1835, quando datam os registros escritos das tradições iorubá em Salvador, até o ano de 1986. O objetivo do estudo é justamente questionar ou demonstrar os aspectos mais diferenciados do candomblé das nações iorubá dos demais tipos praticados no Brasil inteiro.

Nº de páginas: 208Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Palgrave Macmillan.Link para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não. 

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Observação Importante: Livro em Inglês.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.