De todos os livros paradidáticos já disponibilizados aqui no Blog, certamente poucos têm a expertise e a importância deste livro, do Alfredo Bosi, que se especializa em uma área que, além de apaixonante é extremamente necessária: a nossa literatura nacional. Vale frisar que todos os livros de literatura têm uma contribuição excepcional para a formação da cultura deste país, mas os que têm como centro o percurso histórico-literário têm uma contribuição um pouco maior por ser este um campo ainda pouco explorado, onde ainda é necessário muita boa vontade e traquejo para a formulação de obras de vulto.

Bosi estrutura a abordagem histórica em uma mescla de conteúdos e de imagens culturais muito concisa, então, por exemplo, ao falar dos nossos primórdios literários, ele não se reduz à classificação acadêmica principal, de “quinhentismo”, ao contrário, prefere utilizar o termo “condição colonial” para por outras obras que foram escritas no século XVI no rol da literatura relevante além da carta de Caminha.

Esta é uma obra que, certamente, de concisa tem apenas a classificação porque é deveras completa, complexa e muito bem montada, com elementos que permitem um aprofundamento excepcional em tão relevante tema!

Nº de páginas: 563

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Cultrix.

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.