Era o início de mais um dia útil no ano de 1974, pouco mais de oito horas da manhã quando, nos escritórios do Banco Crefisul de Investimentos, um incêndio se inicia nos aparelhos de ar condicionado. Alimentado pelos materiais de acabamento do prédio, especialmente o forro, que era composto por uma espécie de compensado muito inflamável, o que contribuiu de forma muito direta para que o avanço das chamas fosse tão rápido, que muitos dos funcionários do banco e de diversos outros escritórios daquele local não tivessem tempo de abandonar o prédio antes de serem alcançados implacavelmente pelo fogo.

A tragédia causou uma enorme comoção nacional. A dimensão e os motivos que levaram ao incêndio foram suficientes para que a mudança na legislação de incêndio nacional passasse a ser tão profunda, que nunca mais se pensou, na construção civil, em realizar projetos de condomínios verticais sem o mínimo de proteção contra incêndio e pânico.

Porém, mais até do que as influências sociais que a tragédia do Joelma trouxe, os efeitos sobrenaturais dos acontecimentos vivenciados pelos seus habitantes são até hoje lembradas. Neste livro, os autores buscaram refazer a memoria daquele acontecimentos visando a reflexão e a transformação do evento em uma enorme fonte de conhecimento e de criação de lendas urbanas. O Joelma, cuja tragedia até hoje é superada apenas pelos ataques ao World Trade Center, nos Estados Unidos, é o espaço de manifestação de diversas vozes – vivas e mortas – que precisam falar.

Nº de páginas: 30Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Faro EditorialLink para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não. 

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.