Shakespeare tem um gosto pelas monarquias, pelas tragédias e pelo teatro grandioso e emaranhado nas tramas. Como poucos exemplos de tudo isso, temos a sua peça, Macbeth. Logo no início conhecemos as Weird Sisters ou irmãs estranhas, que tramam contra Macbeth, ao mesmo tempo, ficamos sabendo que, à moda dos reis guerreiros do seu tempo, Macbeth também nutre o desejo pela guerra e o amor pelas conquistas. No entanto, até então, ele ainda não é rei. Este fato é algo que está relacionado ao encontro com as irmãs estranhas.
Macbeth é ainda um barão (tano) de um local chamado Glamis. Após a batalha em que junto com Banquo e seus generais, derrotou as forças aliadas da Noruega e Irlanda, sob domínio de Macdnwald, um rebelde, Macbeth é saudado pela sua perseverante coragem, ao passo em que já se dirige ao encontro do rei Duncan, da Escócia.
Em uma charneca, região de poucas árvores semelhante à caatinga brasileira, eles se deparam com as três bruxas que, ignorando os demais, profetizam sobre a vida de Macbeth: saúdam-no como conde de Glamis, conde de Cawdor e a terceira irmã informa que a partir de então, Macbeth será rei. O amigo Banquo desafia as três bruxas, mas em vez de retaliações recebe uma profecia: ele, embora jamais se tornasse rei, seria a origem de uma linhagem real importante. Ambas as irmãs desaparecem.
Ainda estarrecidos com o que aconteceu, são abordados por um mensageiro, que informa que Macbeth, pelos seus feitos na guerra, fora condecorado como Conde de Cawdor (frisando que de Glamis ele já era): estava naquele momento cumprida a primeira profecia. Nasce em Macbeth o desejo de se tornar rei.
Ainda maravilhado com o que aconteceu, Macbeth escreve à sua esposa, contando o que as bruxas profetizaram. Ocorre que, pouco tempo depois da época do recebimento da carta, o Rei Duncan se encontrava no castelo Macbeth, o que fez com que a sua esposa, Lady Macbeth, tramasse um plano para assassinar o rei. Macbeth, o marido, embora preocupado com as consequências do regicídio, acaba sendo dissuadido pela condição humana. Uma vez em Iverness, castelo dos Macbeth, após uma recepção, o rei Duncan é morto. Macbeth se descontrola de forma tal que a esposa se vê obrigada a tomar o controle da situação, pondo a culpa nos criados do rei, que dormiam, bêbados, já que tudo ocorrera distante da plateia.
No dia seguinte chega uma visita importante: Lennox, nobre escocês, que viria acompanhado de MacDuff, conde de Fife. Quando este entra, bêbado, Macbeth o conduz aos aposentos onde se encontra o rei morto. Ao deparar-se com a cena, Macbeth assassina os guardas antes que estes tivessem tempo de jurar inocência, impressionando bastante Lennox, mas deixando MacDuff com a pulga atrás da orelha.
Malcolm e Donalbain, filhos do rei Duncan, assassinado por Macbeth, fogem para a Irlanda, o que faz com que as suspeitas recaiam sobre eles. Por consequência, a segunda parte da profecia das irmãs estranhas se cumpre: como é o parente mais próximo do rei morto ainda em terras escocesas, Macbeth torna-se o novo rei. Algo ainda preocupava Macbeth, no entanto: a profecia sobre Banquo, que o faria origem de uma linhagem real. Decide então convida-lo para um banquete, oportunidade em que descobre que ele tem intenção de fugir. Preocupado com o possível caminho até o surgimento da linhagem real de Banquo, Macbeth decide por assassinos para eliminar a ele e seu filho, porém, na noite do assassinato outra pessoa se antecipa, conseguindo matar Banquo, o que confere ao seu filho, Fleance, consiga fugir na calada da noite.
Toa, no palácio, surge o fantasma do falecido Banquo, no meio do banquete real, visível apenas ao já ansioso Macbeth, que começa a esbravejar contra a cadeira – vazia. Lady Macbeth ordena aos convidados que deixem o recinto.
Em ato posterior, desesperado, Macbeth recorre mais uma vez ao auxílio das irmãs estranhas, as quais lhe fornecem diversas outras profecias, mas advertem especialmente sobre MacDuff, e asseguram que nenhum nascido de mulher pode matar Macbeth. Macbeth sabia que MacDuff se encontrava exilado na Inglaterra, pressupôs então estar em relativa segurança, entretanto, para garantir, condenou à morte todos do castelo MaDuff, incluindo a esposa e os filhos do conde.
A pressão dos últimos acontecimentos, no entanto, começa a afetar Lady Macbeth, que, sonâmbula, deambula pelo castelo Macbeth, lavando manchas de sangue inexistente das mãos enquanto comenta sobre os crimes que cometera para o benefício do esposo.
A morte dos MacDuff repercute muito mal sobre a imagem de Macbeth. Ross, primo de Macduff e seu mensageiro é o encarregado de dar a notícia ao conde. Em seguida, os demais condes começam a abandonar Macbeth, o que encoraja Malcolm – e os aliados MacDuff, Sward, o velho, e Earl – a promover uma tomada ao castelo real de Dunsinane. Malcolm determina aos seus soldados, acampados na floresta de Birman, que cortem e trabalhem o maior número possível de madeira para disfarçar os soldados – camuflando-os na densa floresta, tornando-os imperceptível e também concretizando a profecia das bruxas, que dizia que Macbeth seria morto apenas quando “(…) a grande floresta de Birnam vá até as alturas do Monte Dunsinane”. Nesse meio tempo, a rainha, Lady Macbeth, é morta, provavelmente em decorrência da sua loucura, por suicídio.
O confronto acontece e nele o jovem Siward, filho do próprio Siward, o pai, que inicia o levante contra Macbeth. No confronto entre Macuff e Macbeth cumpre-se outra profecia das bruxas, segundo a qual, como mencionado, nenhum homem que tenha nascido de ventre de mulher é capaz de matar Macbeth, argumento este que é lançado contra o oponente MacDuff, o qual revela ter nascido de cesariana, após sua mãe ter morrido antes do seu nascimento (não nasceu de uma mulher, de fato, mas de um cadáver). Macbeth é morto por MacDuff, decapitado, mas antes, tem tempo de perceber que, de fato, suas inimigas eram as irmãs bruxas, que o enganaram todo o tempo – contando a verdade.
| Nº de páginas: 224 | Tipo de Arquivo: .PDF. |
| Editora: Cygnus | Link para Download |
| Idioma da obra: Português. | Disponível para Kindle? Sim. |
| Adaptação para TV/Cinema: Não. |
Leitor premium? Siga direto!
Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!
Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!
Quer mais agilidade? Peça via pix!
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Observação importante: livro em espanhol.
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.