William Shakespeare é um autor que se destacou pelas comédias, sendo a mais famosa, Sonho de Uma Noite de Verão, e as tragédias, sendo mais conhecida, Romeu e Julieta. Porém, sua prosa histórica enche as suas peças de referências a reis e a atitudes reais das quais fora contemporâneo (já que vivia em uma monarquia) e que desenvolveu uma perspectiva bem peculiar, a qual traduziu em sua dramaturgia.

A peça O Rei Lear, escrita em 1605 é dessas histórias que se apropria das lendas populares: principalmente, a do rei bretão Leir, que teria vivido no ano 800 a.C. Lear possuía três filhas, Goneril, Regan e Cordélia. Interessado em dividir suas terras entre as três, o rei pede que cada uma expresse seu amor e dedicação ao rei. Goneril e Cordélia são politicamente corretas e fazem um discurso pedante e bajulador, ao passo que a favorita, Cordélia afirma amar ao pai como uma filha o amaria, sem mais nem menos amor. Por isso Cordélia passa de favorita a expulsa, tomando, de quebra, o duque de Kent, para o exílio consigo. Este, entretanto, não obedece à determinação, mas retorna ao reino e toma por parte o serviço de funcionário próximo ao rei.

Ato paralelo, o conde Glócester é vítima de uma outra conspiração: um dos seus filhos, ilegítimo, Edmundo, escreve uma falsa carta dando conta de que o filho legítimo, Edgar, tem como intenção matar o pai e herdar tudo o que por direito lhe pertence. A conspiração funciona, e Edgar acaba parando na floresta, optando por disfarçar-se de mendigo.

Na Corte de Lear, Goneril e Regan iniciam os trâmites tradicionais para a partilha de bens, por meio de um acordo com o próprio pai: o rei teria o privilégio de ser atendido em uma corte de cem cavaleiros, porém a filha não cumpre, diminuindo o número de funcionários a serviço do antigo rei; isto faz com que ele busque a sua filha Regan. Esta, no entanto, alia-se a Regan contra o pai que acaba indo parar na casa do Conde Glócester. O rei está enfraquecido e ao seu lado, existem apenas Kent/Caio, e seu bobo. Porém a casa de Glócester não está em paz: Edmundo mais uma vez acusa o pai de aliar-se aos franceses, o que faz com que o Conde da Cornualha acabe cegando Glócester, sendo morto em seguida por um seguidor de Glócester, que, por sua vez, descobre a traição do filho e retorna à casa onde encontra Edgar disfarçado de “pobre Tom” e pede que este o conduza até um penhasco onde pretende cometer suicídio, no entanto, o filho o conduz a outro local, finge ser outra pessoa, salva o pai.

Glócester e Edgar encontram Lear completamente louco, mas suas filhas não estão em posição mais confortável: Regan se encontra viúva, e Goneril despreza seu esposo, Goneril, que, de fato, pretende mata-la. Em ato paralelo, Goneril e Regan tentam seduzir o traidor Edmundo, que é agora, chefe do exército e logra a derrota dos franceses, e em seguida, captura o próprio pai, Lear e a antiga favorita, Cordélia, condenando-os à morte.

Ao declarar-se noiva de Edmundo, Regan surge soberba, porém, Albany, o ex-esposo descobre uma carta secreta de Goneril para Edmundo, apresentando-o como traidor. Regan é morta por envenenamento, dado por sua própria irmã, Goneril, a qual, após descoberta a traição, acaba por cometer suicídio. À beira da morte, Edmundo ainda tenta salvar Cordélia, porém em vão: a moça morre enforcada, Lear, no entanto, consegue matar o carrasco, morrendo em delírios, crente que a filha ainda vive. Após recursar o trono, Kent torna Edgar rei, e fim!

Este é um livro tão intenso que o conhecimento do fim não impacta em nada, tamanha a complexidade da trama e a intensidade dos personagens construídos pelo maior dramaturgo inglês.

Nº de páginas: 86Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: L&PMLink para Download
Idioma da obra: Português.Disponível para Kindle? Sim.
Adaptação para TV/Cinema: Não.

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Quer mais agilidade? Peça via pix!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.