Apesar de pouco conhecido no Ocidente, o Império Bizantino, apesar de pouco conhecido e trabalhado na escola e na Universidade, é um dos quais houve a maior influência sobre a realidade em que vivemos atualmente sob a percepção da cultura, dos costumes e da religião, não por acaso, além do comércio, os três aspectos mencionados foram justamente aqueles que definiram a máxima deste que é considerado o império romano tardio, que se firmou em Istambul – Antiga Constantinopla (na Turquia).
Hilário Franco apresenta uma síntese dos principais elementos que formaram e que influenciaram a história de poder que representou o império, como a religião garantiu parte da sua unidade e como, por meio dos seus valores culturais, grande parte do seu legado se tornou imaterial, repercutindo por todo o Ocidente cristão.
Carta do Editor.
Que bom podermos chegar a mais um período de sucesso aqui no Blog! Com enorme prazer informamos que o nosso número de leitores na fase Púrpura só tem aproximado da nossa meta. E isto é incrível, porque nossa missão é democratizar a leitura e promover mais conhecimento – em tempos tão sombrios. Para que esta missão seja ainda mais bem consolidada, algumas novas mudanças serão implementadas.
A primeira delas, a campanha do “Pequeno Gesto”. Doando um valor único de R$ 5,00 você garante que o blog continua com as atividades e prepara para o próximo passo: a doação de livros físicos! Posso contar com você?
LEMBRANDO: Não vendemos nenhum livro aqui. Todos os arquivos estão disponíveis na internet. Nossa curatela apenas os torna mais acessíveis e de qualidade, promovendo discussões e leituras sobre o material disponibilizado.
Autor em Foco.

Fernando Pessoa (1888-1935) é considerado um dos mais importantes expoentes do modernismo português e o maior lusófono do século XX. Sua produção, eclética e diferenciada se destaca principalmente pelo costume de criar heterônimos, outras identidades, nas quais expressa sua verve poética. Tantas vidas, tantas palavras, Pessoa é um ícone da nossa literatura!
Para reflexão: “Ninguém é mais escravo do que aquele que se julga livre sem sê-lo“. Franz Kafka.
Filme Bibliografia: uma história de excentricidade e desejo. Na obra de John Krakauer, “Na Natureza Selvagem”, conhecemos Christopher McCandless, um jovem típico dos anos 1990 que decide tomar um rumo diferente após a sua formatura na Universidade: ir para o Alaska de ônibus. O livro e o filme apresentam a sua trajetória tocante ao longo de todo o percurso, com ênfase nos tipos humanos que são encontrados. O livro revela um final surpreendente. Prepara a pipoca e curta esta incrível história!

Gostaram das informações? Quais curiosidades vocês sabem sobre o tema? Em junho nosso almanaque retorna com novos destaques e curiosidades. Aproveite para comentar como podemos enriquecer a sua experiência de leitura aqui no Baixe Livros! E não se esqueçam: esta é a nossa comunidade!
| Nº de páginas: 50/100 páginas (internet edition) | Tipo de Arquivo: .PDF. |
| Editora: Brasiliense | Link para Download |
| Idioma da obra: Português. | Disponível para Kindle? Sim. |
| Adaptação para TV/Cinema: Não. |
Este livro está disponível via Kindle. Solicite aqui.
Quer ter acesso DIRETO a todos os links sem encurtador? Entre na Comunidade (agora gratuito)!
Todo mundo merece o prestígio da nossa comunidade.
Para uma experiência de leitura expandida, siga o Instagram do BLG! Clique aqui.
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Não encontrou o que procurava? Clique aqui e nos diga o que é!
Este livro pertence à Fase Púrpura do BLG. Clique aqui e entenda.
Post atualizado em 19.09.2025 na lua Minguante.

Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

