A questão racial é apresentada neste livro sob outra perspectiva: a do surgimento das castas como forma de classificar e organizar grupos humanos de acordo com interesses específicos dos que se dedicam a determinado trabalho. Fica mais impressionante ainda esta concepção quando se tem em mente que, sendo humanos, o principal vetor de classificação em castas é, simplesmente, o fator econômico.

O livro é interessante e intrigante justamente porque nos aproxima do conceito de casta, o qual temos como referência principal o paradigma estrangeiro, não conceituando como uma realidade nossa. Porém, percebe-se claramente que as castas, mais ou menos explicitamente, se encontram delimitadas e de atuação presente e constante, porém, no ocidente, o contexto serve mais para consolidar padrões de dominação e divisão de pessoas em um maniqueísmo necessário para os mantenedores das estruturas do poder.

Nº de páginas: 439

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Zahar

Link para download

Leitor premium? Siga direto!

Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!

Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.