Neste livro, Hilário Franco busca analisar sob a perspectiva historiográfica, o período conhecido como Idade Média, que durou do Século V, com a queda do Império Romano do Ocidente, o que redefiniu não apenas a Europa mas toda a porção leste do planeta, e termina com a tomada da cidade de Constantinopla, pelos Turcos, no século XV. Este período é conhecido como a Idade das Travas, pelo alegado atraso nas artes e ciências e no crescimento do poder da Igreja.
Porém, mais que a explicitação do contexto místico e a aparente ausência de elementos que permitam atestar o surgimento de novidades científicas, o autor mostra que este período é também vítima de uma excepcional desconstrução negativa, quando se observa que na verdade, houve avanços em vários aspectos, principalmente nas cidades, e o poder da Igreja, principalmente, foi o responsável pela preservação de muitos documentos, sem os quais, o avanço tecnológico que se seguiria nos séculos seguintes seria consideravelmente retardado.
Nº de páginas: 273
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Brasiliense
Link para download
Leitor premium? Siga direto!
Para os demais leitores, nada muda! Se você ainda não conhece esta modalidade, se liga e clica aqui!
Se você não quer esperar e quiser saber os valores e as vantagens de ser assinante, clica aqui!
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.