Sartre é provavelmente o mais importante representante da filosofia existencialismo, para quem, o homem é definido pelo que sabe, na medida em que o conhecimento define o que existe ou não ao ser. Na sua perspectiva, o papel do intelectual é instigar ao pensamento crítico, à ação transformadora da sociedade e o questionamento é a base deste fundamento, o que se expressa em todas as obras conhecidas do autor.

Em O Ser e o Nada são explorados os conceitos importantes do que se classifica como ontologia fenomenológica. A ontologia visualiza o ser a partir do seu objeto-geral, a partir do todo, que é também a representação social deste ser, e que, ironicamente, o afasta da sua verdadeira essência. A ontologia fenomenológica, portanto, é o fundamento de toda a experiência com a Filosofia, já que ela lastreia a sua abordagem na existência.

Repleto de conhecimento filosófico – boa parte baseada também nas proposições de Heidegger sobre a matéria – O Ser e o Nada expõe a fragilidade do pensamento humano quando colocado diante de algo etéreo e poderoso como a completude da existência enquanto verbo. Uma leitura complexa mas muito gratificante pelo seu teor otimista, mesmo que para alguns seja também utópico.

Nº de páginas: 776

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Vozes

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.