Esta magnífica edição de O Quinze faz jus ao valor da obra na Literatura Nacional. O retorno da autora à editora que a publicou desde o início da sua carreira, com a sua obra mais importante. O Quinze faz parte do grupo dos chamados Romances Regionalistas, que se caracterizaram pela ambientação em determinada região do Brasil, e transmitiram os medos, anseios e necessidades daquela região.
Em O Quinze, Rachel de Queiroz trabalha com o choque de mundos, o universo de Conceição, uma professora, feminista, com tendências socialistas, representando o intelectual, o homem culto na sociedade da sua época (década de 1910), do outro lado do enredo, está Chico Bento e família, homem rude, adaptado à sua realidade geográfica, representante típico do seu tempo.
Entre ambos, um fenômeno natural avassalador: a seca, que consome a vegetação e deixa o sertanejo sem opções, se tornando um retirante. Um detalhe importante é que Chico Bento e família acaba sendo recolhido a um dos conhecidos campos de concentração da época, construídos, não apor causa da guerra, mas para conter a população migrante nas capitais litorâneas, que, aos poucos se tornavam um problema econômico e social.
Nº de páginas: 85
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: José Olympio
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.