Se há uma coisa que é constante que é muito familiar na história da Humanidade, esta pode ser visualizada na imagem do bandido. O banditismo é, de um modo geral, um comportamento ou movimento típico do momento em que a Humanidade passou a conviver em agrupamentos, e, dessa forma, diversas legislações puderam ser elaboradas.

Hobsbawn explora este aspecto, traçando mecanismos que permitem que o leitor entenda o banditismo social em uma macrovisão, baseada principalmente na ideia de que este comportamento é, primariamente, uma expressão cultural. Para isto, o autor faz uso da análise crítica de personagens históricas – fictícias ou imaginárias – que construíram um legado do qual as pessoas têm conhecimento, mas que partem de uma situação de clandestinidade. É a história do banditismo que explica a história social contemporânea.

Nº de páginas: 260

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Crítica

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.