Durante o regime militar brasileiro (1964-1988) uma crença negativa e com claros interesses políticos vigente no Brasil era a de que um povo trabalhador não necessariamente deveria ser alfabetizado. Além disso, e paralelo a esta crença, existia também a crença de que adultos analfabetos não poderiam ser apresentados ao mundo da leitura, e que se fossem, isso seria altamente caro e demorado.
Eis então que chega Paulo Freire, em 1963 e lança os fundamentos que ecoariam por todo o período do regime militar: educou 300 jovens e adultos, fazendo-os ler em menos de 50 dias. O feito, que até os dias de hoje é discutido, revelam seu poder de transformação por meio da dialética no ensino, ou o mecanismo de ensinar a partir do diálogo do homem com o seu meio. O chamado Método Paulo Freire é expresso em muitas de suas obras, que são lidas e estudadas até hoje nas universidades brasileiras.
Esta obra, portanto, celebra o legado de Freire, trazendo estudos e artigos com a sua temática, que exploram e expõem a validade do método freiriano, explicando como as transformações por meio da leitura podem ser poderosas e quais as razões que fazem de Freire um dos maiores autores e educadores que este país já produziu.
Nº de páginas: 418
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Livrologia
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.