Um livro histórico é sempre a melhor via para se compreender determinados aspectos, muitas vezes poucos compreendidos da realidade histórica nacional. É o caso de Almas de Lama e de Aço, no qual o incrível Gustavo Barroso se dedica a explorar e explicar o fenômeno do banditismo social no Nordeste brasileiro. Lançado nos anos de 1920, período em que a Literatura Brasileira começava a despontar para o regionalismo, Barroso quis apresentar um Nordeste histórico que teria muito mais a apelar para a veracidade (e em muitos aspectos, a crueldade) do banditismo social no Nordeste do que enviar ao mundo uma visão romanceada da região.
Barroso explora, principalmente, as ações do grupo do famoso cangaceiro Lampião (de quem sempre se há muito o que falar quando o tema é Nordeste) mas não foca apenas nas suas peripécias, ao contrário, encontra também interesse em explorar o enfoque principal do que representou este fenômeno: as consequências do abandono político de séculos sobre uma população instável e mal assistida.
Nº de páginas: 127
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Cia Melhoramentos
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.